13/06/2013

Cuidados para pele e cabelo no inverno


A estação mais fria do ano está chegando. Com isso algumas mudanças ocorrem no nosso corpo, principalmente na nossa pele e no nosso cabelo.

A pele começa a ficar mais ressecada e áspera, chegando até descascar em alguns locais. Isso ocorre porque o clima fica mais seco e diminui a umidade do ar. Além disso, temos o hábito de tomar banhos mais quentes e demorados, o que também irrita a camada hidrolipídica que temos na superfície da pele.
"Para resolver esse problema, em primeiro lugar, tome banhos mornos e rápidos, sem uso excessivo de sabonetes ou buchas. Opte pelos tipos glicerinados. Além disso, a aplicação de um hidratante diariamente se faz necessária para evitar a perda excessiva de água da pele", orienta Dra. Helua Mussa Gazi, dermatologista da Clinica Belle Santé.


Segundo Dra. Helua o uso oral de óleo de borragem, que tem em sua composição o ácido gamalinoleico, ajuda a atenuar os sintomas do ressecamento, pois melhora a adesão entre as células e reduz a perda de água da epiderme.

Se você é daquelas pessoas que saem de manhã cedinho, que é a hora em que as temperaturas estão mais baixas, não deixe de colocar na sua bolsa um bom hidratante corporal. Além disso, você não pode se esquecer dos lábios, eles também são os grandes prejudicados na época do frio. Então coloque também o protetor labial em sua bolsa, de preferência um que tenha vitamina B15, pois irá auxiliar muito na prevenção e tratamento das fissuras labiais.



No inverno é normal comermos mais. Então que tal optarmos por alimentos que irão ajudar a tratar a sua pele? Beba bastante água e coma frutas e verduras. "Alimentos ricos em ômega 3 têm o poder de suavizar o ressecamento da pele, como peixes (salmão, truta e atum), linhaça, nozes e abacate. Procure também ingerir produtos ricos em zinco, como ostras, feijão, peru, caranguejo e carnes magras. Vitaminas como A e E são ótimas soluções para pele seca já escamada", da dicas Dra. Helua.

Com as baixas temperaturas as pessoas costumam tomar banhos quentes e acabam retirando todo óleo natural do couro cabeludo, que tem a função de proteger e lubrificar os fios. Com a retirada deste componente, o cabelo poder ficar com um aspecto ressecado, quebradiço e com pontas duplas. Em alguns casos, o organismo entende que é preciso repor essa ausência de oleosidade, deixando os cabelos com aquele aspecto engordurado.

"Utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo e fazer hidratação são as melhores opções para manter os fios saudáveis no inverno. Evite água quente nos fios, utilize sempre água morna", recomenda a dermatologista. "Não é recomendado dormir com o cabelo molhado e evite usar chapéus, boinas, lenços e gorros em excesso, pois aumentam ainda mais a oleosidade do cabelo, o que pode provocar o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo", finaliza.

 Fotos: Reprodução


2 comentários:

  1. É realmente importante ter esse cuidado com a pele.

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Curti a fan page? (www)
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  2. Os meus lábios são os que mais ressecam e obrigada pelas dicas (:

    http://helpgirlbycacau.blogspot.com.br/ < Seu puder e quiser visitar meu cantinho sera muito bem vinda!

    ResponderExcluir